Como estudar? · Dicas de estudos

A dificuldade de manter uma rotina de estudos.

Boa tarde, amigos! 😉 O tema de hoje é: A DIFICULDADE DE MANTER UMA ROTINA DE ESTUDOS.

Acho que posso dar pitaco no assunto porque pense numa pessoa que tem muita dificuldade em estabelecer uma rotina na vida: essa sou eu. Já to com 25 anos e até hoje não tenho uma rotina ajustada. Sempre estou fazendo mil coisas simultaneamente. Tento ajustar isso, mas tenho muita muita dificuldade. Na época dos estudos, percebi que a falta de rotina nos estudos estavam me gerando ansiedade e nervosismo. Eu queria saber exatamente o dia em que ia terminar o edital, o dia que ia resolver as questões X do assunto X. Enfim, queria virar uma máquina de estudos, rs. Mas, sem uma rotina percebi que não fazia era nada. O estudo não saía do papel e toda santa semana inventava um método novo de estudos. Isso me prejudicou muito no início dos estudos, porque com o passar do tempo percebi que não tem nada mais importante para a aprovação do que a CONSTÂNCIA. E é impossível ter constância sem uma rotina ainda que mínima. Percebi também que não é muito bacana taxar metas rígidas, porque a evolução dos estudos é algo a ser visualizado diariamente. O ideal é você estabelecer previsões e avançar nas metas conforme for assimilando, mas sempre se atentando à sua velocidade!

Por isso, é sempre bom lembrar que o seu estudo deve englobar SIM: rotina + constância. E o que seria essa rotina? Para mim rotina é você ter uma hora do seu dia reservada para os estudos. E, não importe o que aconteça, você irá cumpri-la. Se você só tem duas horas livres, estude essas duas horas livres. Mas não deixe o seu estudo “solto”, faça uma previsão (flexível) do que pretende evoluir naquela semana/quinzena/mês. Na minha época de estudos + trabalho, fixei a meta de 4 horas diárias (basicamente noturnas) e sempre sempre sempre tentava cumprir. Cansei de dormir em cima dos livros, rs. Mas é a rotina que vai te trazer a evolução, o hábito e a paixão por vencer. Encontre um tempo na sua agenda diária em busca do seu sonho e vá. Faça. O segredo de tudo é isso: sentar e fazer. No caso, sentar e estudar.

Beijos!!!

6 comentários em “A dificuldade de manter uma rotina de estudos.

  1. Nathy de que forma vc dividia as matérias durante a semana? Você esgotava o conteúdo de cada matéria e depois passava pra outra ou cada dia da semana estudava um pouco de cada? Eu trabalho todos os dias, o dia todo, não estou conseguindo me organizar nesse sentido…como você fazia???

    Curtir

  2. Excelente. Montar uma rotina de estudos é muito tenso, mas com suas ponderações dá para trazer mais realidade às metas. O ponto ressaltado no post quanto a não ser muito rígido é bem real, fiz o contrário e senti na pele o preço. Pena que só vi agora. De qualquer forma já foi de grande valia a partir de então!

    Parabéns pelo post e pelo blog em geral.

    Abraço,
    Henrique

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s