Você sabe como funciona e o que é o EQUAD da AGU? por Bruna Daronch

Olá, galera, conforme prometido vou relatar um pouco sobre meu trabalho na AGU. Algumas premissas importantes: 1) A minha atuação é bastante peculiar e não se confunde com a atuação de quase a integralidade dos meus colegas; 2) Não se pode confundir a atuação de um Advogado da União com a atuação dos colegas da Procuradoria Federal, ok? O próximo concurso da AGU será o de Procurador Federal, em que vc, futuro Procurador, irá defender autarquias e fundações públicas federais. Eu, por outro lado, atuo na defesa da União e seus respectivos órgãos.

Pois bem, vamos lá. Como vocês sabem, a AGU possui duas atribuições básicas: representa a União, judicial e extrajudicialmente e presta assessoria jurídica ao Poder Executivo. O Advogado da União pode ficar lotado em duas grandes áreas: contencioso (produzindo peças processuais) e consultivo (confeccionando pareceres).

Estou lotada na PSU Bagé/RS, atuando no contencioso. Nos primeiros meses de trabalho, fiquei vinculada a algumas Subseções Judiciárias e atuava em ações contra a União das mais diversas matérias (servidores públicos civis e militares, ações trabalhistas, ações de improbidade administrativa, questões ambientais, etc.), ficando restrita aos cuidados dos processos de primeiro grau de jurisdição.

Após dois meses nesse trabalho, fui deslocada para uma outra equipe denominada “EQUAD Militar”. Trata-se de uma Equipe Virtual de Alto Desempenho nas Ações Militares Cíveis contra a União (lembrando que essas ações são de competência da Justiça Federal – a Justiça Militar da União possui competência restrita à matéria penal). Essas ações se resumem a todo o regramento militar, englobando ações de reintegração, reforma, pensão militar e todos os demais direitos previstos no Estatuto dos Militares.
Assim, eu fiquei responsável por essas ações no Estado todo, não ficando vinculada a nenhuma Subseção Judiciária. Além disso, tenho responsabilidade por todos os processos de primeiro e segundo grau de jurisdição. Assim, faço, diariamente, da contestação até o agravo em Recurso Especial e Extraordinário, acompanhando todos os tipos de procedimento (JEF, Procedimento Comum, Execução e Tribunais).

Em contrapartida, os integrantes dessa equipe não necessitam, via de regra, fazer audiências, já que todas elas são realizadas por videoconferência na capital do Estado.

Isso só é possível porque o sistema de processos na Justiça Federal da 4ª Região é integralmente eletrônico (EPROC, #loveyou). Aqui na 4ª Região, há um projeto semelhante na matéria da Saúde.

O grande objetivo da equipe é tornar uma defesa mais coesa, com atuação uniforme e efetiva da União nessas ações que possuem elevado número no Estado do RS.

Algumas premissas desse trabalho: Você fica restrita a uma matéria específica e, após 01 ano de carreira, não precisa estar na cidade de sua lotação, podendo exercer o trabalho remoto.

Quais as consequências desse trabalho? Sua carga de trabalho é bastante elevada, se comparada com o colega que fica vinculado a uma PSU. Em semanas mais complicadas, recebo uma média de 10 a 15 processos por dia.

Mas, Bruna, pq você em diversos momentos disse que estava em estado de desespero? Bom, simplesmente pq você não vai encontrar Direito Militar no edital da AGU. De um dia para noite, eu fiquei responsável por uma elevada carga de processos de uma matéria estranha aos meus conhecimentos kkkkkkk. Mas, aos poucos, tá dando tudo certo e meu cronograma de processos está funcionando 🙏. Com a prática, você vai montando o seu banco de peças e vai percebendo que as ações, embora exijam uma análise fática minuciosa, repetem-se.Está em dúvida de qual carreira seguir? Por um acaso, uma das suas prioridades é voltar rápido para sua casa? A AGU pode ser uma boa opção, pois o trabalho virtual é uma realidade bem próxima (eu, por exemplo, estarei autorizada a realizar no ano que vem). Da mesma forma, vale destacar que vc pode se deslocar na carreira com facilidade, podendo ir do Sul ao Norte do país, trabalhando em diversas áreas e matérias, além de poder atuar tanto na via contenciosa em ações de suma importância para o país quanto na via consultiva na efetivação de políticas públicas.

Publicado por nataliaaglantzakis

Advogada da União. 27 anos. Brasília - DF.

Um comentário em “Você sabe como funciona e o que é o EQUAD da AGU? por Bruna Daronch

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: