Métodos de Estudo: Ticiano Marcel

Olá, pessoal.
Inicialmente, devo alertá-los que a forma como estudei levou em consideração o fato de eu ficar entediado muito facilmente. Assim, sempre busquei alternar os métodos de estudos, para extrair o melhor rendimento possível.
Acredito que cada método apresenta pontos positivos e negativos. Além disso, as próprias características pessoais influenciam bastante na adaptação a um ou outro.
Primeiro, eu preferia responder questões antigas relacionadas à advocacia pública. Isso fazia com que eu conhecesse os principais temas e a forma como eram cobrados. Reservava um mês apenas para ler questões comentadas.
No mês seguinte, lia os principais temas (os que eram mais recorrentes, conforme as questões de provas anteriores) em doutrinas voltadas para concursos (ex.: controle de constitucionalidade do Pedro Lenza – em razão de ser tema com questões certas, optei por resumir o capítulo à mão).
Depois, focava na lei seca. Passava um mês inteiro apenas com as principais leis. Nesse período, fazia uma coisa que achava muito legal: riscava as algumas palavras dos artigos para, numa segunda leitura, tentar lembrar; quando não conseguia, ia em outro vade mecum ou no PC para ver qual era. Me ajudou muito na memorização.
Após algum tempo, passei a ler apenas resumos.
Num período de 16 meses fiz, entre primeiras e segundas fases, cerca de 12 provas. Era quase uma por mês, o que me obrigou a adaptar os estudos.
Entre uma prova e outra, passei a dar ênfase aos temas que tinha me saído mal na anterior, para preencher as lacunas.
Estudar é adquirir bagagem: se você vai bem em um tema/matéria e tem 40 dias entre uma prova e outra, foque nas outras disciplinas.
Não há, como já devem ter ouvido bastante, um método mágico e infalível. Dessa forma, sugiro que testem cada um e tirem as próprias conclusões. Eu fiz isso e percebi que, PARA MIM, é melhor estudar de forma alternada.
Por fim, não se esqueçam: resiliência é tudo!
Abraços
Ticiano Marcel – Advogado da União.

Publicado por nataliaaglantzakis

Advogada da União. 27 anos. Brasília - DF.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: