Quantas matérias devo estudar por semana? ♥️

Recebo várias perguntas de como organizar o imenso número de matérias do edital com o cronograma de estudos. Vou tentar ajudá-los com esse post. ☠️

Inicialmente, devemos ressaltar dois pontos: 1) prioridade das disciplinas; 2) profundidade das disciplinas; (ambos os temas já foram tratados em outros posts).

Passado isso, devemos responder à seguinte pergunta: Quanto tempo disponível possuo diariamente para estudar?

Situação A: tenho apenas 1 ou 2 horas.
Eu já me encaixei nessa situação e, na época, não conseguia me organizar de jeito nenhum. Mas hoje eu vejo que me faltou um pouco de humildade. Queria poder voltar no tempo e fazer o que digo hoje, hehehe. Se você possui pouco tempo livre para estudar, não dá para querer ver várias matérias ao mesmo tempo. Muito mais produtivo é ver uma disciplina por vez e focar em uma preparação a longo prazo. Quem sabe fixar uma meta diária de 40 págs por dia de determinado livro não te ajudará? Muito melhor que ficar parado, é estudar lentamente e com calma. Outro ponto interessante: se ocorrer algum imprevisto vc estudará a mesma matéria no dia seguinte e poderá dar sequência ao seu raciocínio jurídico. É importante seguir o seu ritmo. Vá lendo aos poucos e fazendo questões para fixar a matéria, depois – quando estiver em contato com as demais disciplinas – fixe uma hora do fds para resolver questões da matéria ou revisar o que já estudou. Fique em realmente aprender a “disciplina do mês”. Então, recomendo apenas uma ou, no máximo, duas disciplinas para quem possui 1h/2h diárias para o estudo.

Situação B: tenho de 04 a 05 horas de estudos diárias.

Aqui, acredito que ver de três a quatro disciplinas é o ideal – sempre mesclando questões, doutrina e lei seca. Lembrando que eu defendo a ideia de que – pelo menos no primeiro contato das disciplinas – o concurseiro estude poucas matérias para poder – ao finalizar – acrescentar outras. Pessoas ansiosas (eu na vida) ficam enlouquecidas com progressões lentas. Por mais que a progressão no concurso – de uma forma ampla – seja lenta, você pode encontrar métodos que te ajudam a controlar a ansiedade. Para mim, estudar poucas matérias me ajudou bastante. Um leão por dia. Um dia de cada vez. Quando eu tentei estudar todas as disciplinas do edital simultaneamente criei uma bola de neve e não conseguia ter uma sequência lógica nos estudos. Mas, cada caso é um caso. Se você se adaptar melhor ao método “cada dia uma matéria” vai em frente! ☠️Situação C: tenho de 06 a 08 horas diárias para os estudos.

Aqui, concurseiro, da para trabalhar com várias matérias. De 05 a 06 disciplinas, tranquilamente. ⭐️

Atenção! Estudar é uma atividade criativa, por isso tentem mesclar no seu cronograma todas as vertentes necessárias dos estudos: questões, lei seca, informativos, leitura da doutrina. É interessante mudar ao decorrer do dia a maneira como vai trabalhar com o seu cérebro. Não tenha medo de inventar um jeito próprio de estudar! Se está sendo produtivo e eficiente, segue em frente! Não existe método ideal para a aprovação. O que existe é você descobrir a sua forma de estudar.

É isso, gente! Um beijo grandeeeee ♥️

Publicado por nataliaaglantzakis

Advogada da União. 27 anos. Brasília - DF.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: