Reta final DPU: o que fazer?

Boa noite, amigos!

Ontem saiu o edital tão esperado da Defensoria Pública da União e com isso vários “corações verdes” aceleraram bastante! A euforia, a emoção e a ansiedade geralmente tomam conta dos nossos ânimos e nos impedem de pensar friamente como deve acontecer. Mais vale uma mente estratégica e calculista do que um coração ansioso e emocionado. Pois bem. Sem a pretensão de esgotar as dicas para a #retafinalDPU, deixarei alguns conselhos que me ajudaram muito quando do estudo para a AGU.

PS: quando saiu o edital da AGU eu não tinha terminado, muito menos começado VÁRIAS matérias e, mesmo assim, fiquei MUITO feliz com a notícia! Tava cansada do “vai sair”, “não vai sair”.

VAMOS LÁ!!! 🙂 DICAS IMPORTANTES:

01: não deixe de maneira NENHUMA de estudar qualquer matéria do edital. Atenção! Isso não significa que você irá aprofundar em todas as matérias. Na verdade, opte por vídeos aulas curtas ou resumos resumidíssimos nas disciplinas “secundárias”. Mais vale, um material curto lido 10x do que um material aprofundado lido apenas 1x.

02: atente-se à divisão dos grupos!!! PELO AMOR DE DEUS, não esqueçam de estudar de formar equilibrada as matérias de todos os grupos. Pra quem não sabe o edital da DPU dividiu as disciplinas nos seguintes grupos: a) Grupo I: Direito Civil, Direito Empresarial, Direito do Consumidor, Direito Ambiental, Direito Processual Civil e Direito Tributário;
b) Grupo II: Direito Penal e Criminologia, Direito Processual Penal, Direito Penal Militar, Direito Processual Penal Militar e Direito Eleitoral; c) Grupo III: Direito Administrativo, Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Direito Previdenciário e da Assistência Social e Princípios Institucionais da Defensoria Pública; d) Grupo IV: Direito Constitucional, Direito Internacional, Direitos Humanos, Filosofia do Direito, Noções de
Sociologia Jurídica e Noções de Ciência Política.

Obs: aqui foquem no que possuem facilidade e as que não sabem de forma alguma (ex: empresarial) estudem de forma mais superficial, mas estudeeeeeeeem. Obviamente não dá pra estudar de forma superficial as matérias de base: penal, processo penal, administrativo, constitucional, ambiental, etc…

03: PRIORIZEM a realização de questões. Reta final é questão + fechamento das matérias + revisão do que já foi estudado. Na dúvida entre revisar os grifos ou realizar mais questões, façam as questões e revisem posteriormente. Acredito que a eficiência da revisão vai ser muito maior… SEPAREM TODOOOO DIA UM HORÁRIO PRAS QUESTÕES. E, obviamente, só façam Cespe! Partiu #qconcursos. Aqui vai uma opinião minha: prefiro muito mais treinar as questões da banca (no caso, Cespe) do que treinar questões inéditas objetivas de cursinhos.

04: REVISEM o que já foi estudado! Não se permitam errar coisa já estudada, revisem tuuudo, sem exceção. Separem um tempo no seu cronograma para revisar os assuntos já estudados. Mais vale uma matéria revisada do que avançada! 😉

04: ACREDITEM QUE VAI DAR TEMPO! Pra quem REALMENTE quer, tempo é uma questão de organização. Vejam o que já estudaram, o que falta e sejam realistas se vai dar tempo ou não. Já viu mais de 50% do edital? Se joga que essa prova tem tudo pra ser sua!

05: Apostem em temas certeiros! NÃO deixem de saber o que sempre cai. Recomendo muito adquirir um material que explique a “trajetória” dos assuntos cobrados nas provas anteriores. Se nunca caiu direito intergalático, você deixa “se sobrar” tempo.

06: INFORMATIVOS E SÚMULAS. Meu amigo, você tem a obrigação de saber tuuuudo desses tópicos. NÃO se permita perder questões desse tipo. Não deixem de estudar os infos de 02 anos para trás e de ler a super revisão que o Dizer o Direito disponibiliza na véspera da prova (essa revisão para a AGU me garantiu uns 10 pontos, sem exageros!).

07: Vai dar certo! Joguem pra valer e pra ganhar! É a sua oportunidade de virar Defensor Público Federal!

PS: se eu pudesse dar uma dica em apenas uma frase, essa seria: façam questões do que já estudaram + terminem os conteúdos pendentes por resumos ou aulas curtas (pra poderem ler mais de uma vez e assim compreender de fato) + revisem seus grifos após as questões da disciplina.

Um beijo para todos/as futuros/as defensores/as públicos/as federais!

Nat

Publicado por nataliaaglantzakis

Advogada da União. 27 anos. Brasília - DF.

7 comentários em “Reta final DPU: o que fazer?

  1. Boa noite, Nat.. a minha dúvida é a mesma dos colegas que comentaram acima, pois meu estudo está sendo direcionado pelo edital da PGF. Seria melhor continuar focando nesse edital ou desviar para o edital da DPU que possui matérias não englobadas no edital da PGF (e nunca antes estudadas) e focar totalmente nele?
    Grata desde já.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: