Como estudar? · Dicas de estudos · Sem categoria

Revisão: a cereja da aprovação!

O post de hoje é sobre um assunto MUITO, MUITO, MUITO perguntando e debatido pelos concurseiros: revisão. 

  • Como fazer?
  • É necessária?
  • Há um jeito certo?

Pois bem, vou relatar um pouco dos métodos que conheço e o que utilizei. Mas lembrem-se: CADA PESSOA TEM UM MÉTODO que aprende mais. NÃO EXISTE UMA FÓRMULA ESPECÍFICA PRO SUCESSO. Autoconhecimento é tudo! Por isso, sempre sejam críticos a todo cronograma, método e opiniões quanto aos estudos (a premissa vale inclusive para os meus alunos). Meu intuito é ajudá-los a encontrar o SEU melhor jeito de estudar.

01. REVISÃO POR CICLOS: muitos cursinhos utilizam esse método, que, na minha opinião, é eficiente. Ele acontece da seguinte maneira, se hoje eu estudei o assunto A, em 24h OU 48h, em 7 dias, em 15 dias e em 30 dias revisarei o mesmo assunto A. Atentem-se que o prazo é contado do dia inicial dos estudos – no exemplo dado, hoje. A revisão/ciclos de estudos pode ser feita de várias formas: leitura dos grifos, leitura da lei seca, questões (meu preferido 02), auto-explicação a partir do índice dos livros (meu preferido 01). O bom desse método é que você repete exaustivamente o assunto, “fechando” todas as vertentes cobradas em provas. O ponto negativo é que DEMORA MUITO, e tempo vale ouro!!! Pessoas que possuem pouco tempo para os estudos acabam demorando muito tempo para fechar (ou chegar perto) um edital. O segundo ponto negativo é que você acaba não priorizando temas mais recorrentes em prova, filtragem que você faz ao realizar questões ALEATÓRIAS de matérias. Eu tentei utilizar esse método, mas pra mim não deu certo. Sou acelerada e gosto de ver o que realmente é cobrado em prova andando rápido.

02. REVISÃO DE VÉSPERA: não tem jeito, perto de uma prova tem que haver uma SUUUPEEER REVISÃO! Mas como fazer? O conteúdo é gigante!!! Eu indico a revisão de todos os informativos  ou a revisão maravilhosa que o Dizer o Direito faz na véspera de alguns certames. Indico também a revisão do seu caderno de questões (há um post sobre isso!), de tal forma que você vai se lembrar de váááárias coisas já cobradas em provas anteriores (que certamente irão se repetir!). E, se der tempo, priorize os grifos dos assuntos que possui mais dificuldade. Eu reli todos os grifos de todas as matérias, a revisão do DOD e alguns dos meus cadernos de objetivas! É sangue nos olhos. Literalmente!!! Essas semanas pré-prova são DIFERENCIAIS. Concentrem-se muuuuuito. Joguem tudo nelas!!! 

03: REVISÃO AO TERMINAR A MATÉRIA: alguns estudantes gostam de revisar o assunto apenas após finalizá-lo. Isso é bom? Eu, particularmente, não gosto. Prefiro que o assunto seja estudado com calma e revisado no dia seguinte. Nada impede que o aluno faça uma super revisão após o término da matéria! Isso é muito bom, porque ele acaba entrando em imersão no conteúdo, tira suas dúvidas, reflete criticamente e por aí vai. PS: acho legal apenas se ele não deixar de lado a continuidade – ainda que pequena – do cronograma. Para os meus alunos eu, geralmente (CADA ALUNO É DE UM JEITO!), faço assim: leitura completa do material e revisão do dia seguinte; após o fim do material, revisão rápida de cada capítulo e, também, revisão por MUITASSSSSSSS questões. MUITASSSSSSSS. 

04: REVISÃO RÁPIDA DE CADA CAPÍTULO: no tópico acima mencionei a revisão rápida. Como fazer? Pois bem, você já tem seu caderninho de lei seca e questões objetivas que já possui muuuuuuuito conteúdo cobrado em prova. Mas, e a doutrina? Como fazer pra revisar de maneira rápida?

a – Muitos livros possuem ao fim do capítulo um esquema geral do assunto exposto. Pronto. O utilize como base, acrescente, escreva, pinte, faça tudo!!

b – Se tiver tempo, construa um esquema rápido dos conteúdos – exemplo em anexo.

c- Se não possui tempo, nem quadro geral dos livros, use o índice e ponha a mente pra trabalhar! 😉 Esse aqui é trabalhoso porque você vai pensar e estudar ATIVAMENTE, mas acho o mais eficaz!!! Experimentem!!!

Para a prova oral, eu fiz uns cadernos bem sintéticos com palavras chaves, conceitos e jurisprudência. Ficou muito bom! Me ajudou muito!!! DIREITO DO TRABALHODIREITO ADMINISTRATIVOPROCESSO DO TRABALHO 1 Eles NÃO estão atualizados, mas espero que ajude como exemplo! =]

05: REVISÃO POR QUESTÕES: esse método é um dos meus preferidos e me ajudou muito. Tenho certeza que ajuda muita gente também. Porque? Simplesmente porque de nada adianta saber o conteúdo e não saber fazer prova. N A D A A D I A N T A. E só tem um jeito pra saber fazer prova: ou você treina ou você treina. Como a vida de todos é muito corrida – eu acho, né hehe – temos que otimizar o tempo e os estudos! Em vez de ler mil vezes o mesmo grifo e repetir o mesmo jeito de estudar, faça questões do assunto. Veja como cada tópico é cobrado, quais artigos são os preferidos, quais conceitos são utilizados, quais informativos priorizados. CONHEÇA sua banca. Conheça ao ponto de que ao ler uma questão mesmo sem saber o assunto, você vai ter consciência se tá certo ou errado pelo jeito de cobrança. Estimule o cérebro e formas diferentes de aprendizado! Por isso gosto tanto de revisar por questões.

06: CONCLUSÃO: vocês viram que existem váriossssssss jeitos de revisar. O importante é revisar e estudar para APRENDER! De nada ver um conteúdo e não compreender. Mas que fique claro: é difícil aprender no primeiro contato, por isso sempre reincidam na matéria. Você precisa ter familiaridade com ela. Por isso, repito: o auto-conhecimento é tudo! Façam o que traz segurança ao íntimo. E revisem! É importante demais!

 

Bons estudos!

Beijoooo

Nat

 

 

6 comentários em “Revisão: a cereja da aprovação!

  1. Nat amei sua página. Eu tinha um caderno no qual anotava as questões que errava mas há um tempo que não faço isso vc acha que faz muita falta ? ps: as revisões contudo, estão em dia. E lei seca e video aulas tb

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s