Como estudar? · Dicas de estudos

Informativos: por onde estudar?

Informativos: a cereja do bolo dos concursos.

A dica de hoje é sobre informativos, instrumento essencial para a aprovação nos concursos públicos de carreira.Julgo impossível passar em uma prova sem ler os benditos informativos! São alvo de questionamento das provas objetivas, subjetivas e orais.Para os concursos públicos costumamos ler os do STF e os do STJ. Nas carreiras trabalhistas somam-se os do TST. É bom alertar que por vezes os informativos do TST também estão sendo cobrados nas provas de advocacia pública (foi alvo de questionamento na PGE/AM).

Mas, o que são esses informativos? Os informativos são compilados  de julgados recentes e importantes dos Tribunais.  Ademais, os próprios tribunais disponibilizam no seu site os compilados, mas existem outros sites que facilitam esse trabalho. Vou explaná-los abaixo:

1. Dizer o direito – o melhor, sem dúvidas. O professor Márcio disponibiliza gratuitamente os informativos de forma esquematizada. Há uma explicação aprofundada e de fácil leitura dos julgados, atentando ao leitor tópicos da matéria. Eu adoro! Tem uma versão completa (com comentários) e resumida (sem comentários). Gosto de ler a versão completa e ir compilando num caderno virtual as ementas com as principais observações. Para a prova oral fiz perguntas sobre vários informativos e a revisava. Assim, de fato tinha certeza se conhecia o julgado. Ademais, o DOD (dizer o direito) disponibiliza uma revisão de véspera dos principais julgados para algumas provas (sempre cai!!!). Tem como ser melhor? Não. Rs.

Acesso: http://www.dizerodireito.com.br/

Acho importante alertá-los que o professor também edita livros anuais que compilam os informativos. Em outro momento explico um pouco de cada livro.


2. EBEJI – há uma seleção a partir dos julgados mais importantes. Infelizmente, não traz todos os julgados, o que me deixa um pouco receosa. Quando os li gostei da diagramação. Um ponto negativo é que, na  maior parte, a atualização é demorada. 

Acesso: https://blog.ebeji.com.br/category/informativos/


3. ESINF – é um site que traz todos os informativos. Você pode fazer uma edição semestral, anual, mensal, semanal – na versão paga. Pode também ser por matéria, por Tribunal, etc. Isso é muito bom para quem gosta de estudar cada matéria de uma vez. Ele reproduz as palavras idênticas dos julgados, o que é bom, pois nas provas caem a cópia deles.

Acesso: http://www.esinf.com.br/home/


4. STF: o próprio site disponibiliza os julgados compilados. Tem também um livro – gratuito – de julgados que eles dividem por matéria e assunto. A linguagem é mais complicada, mas vale a tentativa.

Acesso: http://www.stf.jus.br/portal/informativo/informativoSTF.asp


5. STJ: mesma coisa do STF!

Acesso: https://ww2.stj.jus.br/jurisprudencia/externo/informativo/?aplicacao=informativo.ea


Está atrasado com os informativos ou vai iniciar a leitura? Comece com 2017 e avance sobre os demais anos. Recomendo a leitura de dois anos para trás da sua prova. É isso, gente.

Qualquer dúvida é só perguntar. Beijão!

2 comentários em “Informativos: por onde estudar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s