Como estudar? · Dicas de estudos

Concurseiro que trabalha: como conciliar?

O post de hoje é para os concurseiros (e guerreiros!) que trabalham e estudam para os concursos. Eu fui uma delas. Trabalhava 08 horas por dia – segunda à sexta. Vou comentar por partes:

NÃO VOU PASSAR PORQUE NÃO TENHO MUITO TEMPO PARA ESTUDAR: sempre pensava que demoraria séculos para passar porque não dispunha de horas e horas para estudar no decorrer da semana. Até o momento em que eu parei de pensar nisso e comecei a trabalhar com a realidade. Se você tiver 3 horas livres para estudar, ESTUDE as 03 horas. Se tiver 6 horas, estude as 06. Tiveram dias que cheguei a dormir 20 horas da noite e acordar às 03 da manhã para estudar (amava!). Não se compare a ninguém. Diria que a “adaptação” é a palavra chave do concurseiro vencedor! Quem quer faz acontecer. Quando saiu o edital estudava apenas quatro horas diárias (18 às 22 horas) de segunda à sexta, oito horas aos sábados e 6 horas aos domingos. Essa era minha rotina. O que me ajudou muito a manter a concentração foi estudar em uma sala de estudos fora da minha casa. No início dos estudos eu tentei estudar na minha escrivaninha, mas DORMIA (literalmente!) de tão cansada em cima dos livros. Não conseguia me concentrar. O celular, a cama, a TV – tudo era muito interessante. Fica a dica: procure uma biblioteca ou uma sala de estudos se tiver dificuldade de estudar em casa após a rotina de trabalho. Não se compare a ninguém. Diria que a “adaptação” é a palavra chave do concurseiro vencedor! Quem quer faz acontecer!

NÃO CONSIGO ORGANIZAR MEU CRONOGRAMA: sempre fui (e ainda sou!) MUITO ansiosa. Tinha dias que não conseguia nem estudar pensando no tanto de coisa que faltava. Então, o que fazer? Vá por partes. Reduza seu tempo! Algumas matérias podem ser estudadas por resumos ou aulas – geralmente as periféricas. Ex.: você não vai ler um livro de mil páginas de Previdenciário para o concurso da AGU, quando pode assistir 8 aulas em modo acelerado. Outras valem a pena investir apenas em lei seca. E por aí vai. Desse jeito, terá mais chance de êxito em uma primeira fase. Defina uma ordem de prioridade e CUMPRA. Aconteça o que acontecer, CUMPRA. Ok, dito isso fica a pergunta: como devo organizar meu cronograma com pouco tempo livre para os estudos?
1) Uma matéria por vez: gosto desse método porque – em virtude do cansaço – nossa absorção nem sempre é das melhores. Assim, no outro dia – ao estudar a mesma matéria – você dá continuidade conforme o seu ritmo. O ponto negativo é se acomodar no edital e não seguir no fluxo das outras matérias. É importante delimitar um prazo razoável para terminar a matéria (Ex.: 60 pgs/dia), assim você tem um parâmetro de cobrança!

2) Três matérias por vez: prefiro esse ao primeiro em razão da rotatividade que gera no edital. Lembre-se de fixar um prazo razoável aqui também.

3) Informativos e questões: como no fds o tempo de estudos é maior, gostava de dedicar a esses dois pontos importantes. Assim, não comprometia a rotatividade da doutrina.

Obs: tudo isso que tô dizendo é bem pessoal. Portanto, adaptem!!! Sem medo!

NÃO VOU TER VIDA SOCIAL: de fato, eu sumi do mundo. Vale a pena sumir, acreditem. Façam um compromisso com vocês mesmo, conversem com sua família. Quando saiu o edital da AGU eu tive uma conversa séria com minha mãe (ela passava férias na minha casa) para que me ajudasse a cuidar do meu filho. No início, ela aceitou, mas não se comprometeu 100%. Tive uma outra conversa séria e disse que ia contratar uma babá, porque de fato eu queria aquele concurso. Não precisei contratar a babá (hehehe), ela se sensibilizou e me ajudou (obrigada, mamãe!). Não bastasse isso (ficar 03 meses longe de tudo e todos), ainda terminei namoro, amizade, etc – o negócio é bravo, hahaha. O que quero mostrar aqui é que conquistas difíceis vem para pessoas dispostas a conquista-las. NÃO EXISTE NADA MAIS IMPORTANTE DO QUE O SEU SONHO! Coloque-se em primeiro lugar. Se realmente quer aquele concurso, estude para vencer. Incorpore a sua vaga. Acho que o primeiro passo é confiar em si mesmo!

Gente, é isso! Trabalhem com o tempo que possuem, definam prioridades e cumpram as metas. Papai do céu abençoa especialmente aqueles que se esforçam!

Um beijo e bons estudos!

Nat

10 comentários em “Concurseiro que trabalha: como conciliar?

  1. Trabalhar, ter um filho para cuidar e ainda estudar, você foi uma verdadeira guerreira.
    .
    Acho que o mais difícil para mim é me organizar, como trabalho e o tempo é reduzido, tenho dificuldade justamente em priorizar as coisas. Perco muito tempo também no trânsito na volta para casa, seria bom encontrar uma sala de estudos ou biblioteca que funcione até um pouco mais tarde,inclusive aceito indicações do pessoal de Brasília…rs
    .
    A sensação que tenho é a de nunca sair do lugar, mas vou tentar me inspirar em você, condições ideais nunca vão existir, tenho que aprender a me adaptar de alguma forma. Obrigado pelas dicas Natália.

    Curtir

  2. Dicas maravilhosas! Te descobri no ig e não largo mais. Esse post me definiu demais, estudar em casa depois de trabalhar é duro, o sono toma conta mesmo, mas não vou desistir. Essa semana voltarei aos estudos em uma biblioteca. Obrigada pelo texto, foi um baita empurrão para seguir em frente nos estudos. Beijos e mais sucesso pra vc.

    Curtir

  3. Obrigada Nat pelo post. Me ajudou mto hoje.!!!! Também trabalho e estudo. .. me identifiquei. ..

    Uma duvida : Vc estudou e trabalhou em todas as fases? Fico pensando como conciliar trabalho nas próximas fases.

    Que Deus te abençoe!

    Curtir

  4. Natália foi seu primeiro concurso? Você já estava com quanto tempo de estudos pré edital? Estou entrando agora na vida de concurseira e me sinto meio ‘diminuida’ em relação aos mais experientes. Uma sensação de que só passa quem já tem bastante estrada e fico com medo de largar tudo pra me dedicar somente à concursos públicos e sem ter uma renda fixa. Por fim, quero te parabenizar. Muito sucesso pra você.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s